sábado, agosto 27, 2005

HUNGRIA - dia 12, 13, 14

DIA 13
Budapeste

Acordamos cedinho no quarto de 8 pessoas; toda a gente acordou - nao havia persianas nem portadas (alias, em nenhum hostel da Europa eles sabem o que isso eh).

A viagem para Budapeste foi tranquila ate meio, em que entraram 4 tipos estranhos, que foram calados o tempo todo. Um estava a ler "as maravilhas do KGB". Ate ao fim, em que tentamos falar hungaro (com o let's go), e os tipos comecaram-se a grizar!

Chegamos ao principio da tarde, porque o comboio em vez de ir a direito, vai dar a volta ao bilhar grande, passando pela austria... Ah chegada encontramos um jagunco que nos ofereceu quarto num hostel... Aceitamos tranquilamente, e apesar do quarto ser podre, o tipo era porreiro.

Nesse dia, depois de nos instalarmos, demos um grande passeio por Budapeste. A cidade eh fabulosa, mas gigantesca. Vimos um contra-relogio na marginal, que penso quze era o inicio do rally da hungria. Andamos a passear e a tirar milhares de fotografias. Ficamos imediatamente apaixonados pela cidade, e pela sua imensidao. Buda na encosta, Peste iluminada ao fim da tarde... Foi lindo!

Depois, atravessamos o rio, e fomos jantar a um italiano do lado de buda, onde comemos alta pizza! muito melhor que as de italia!

Todos partidos, de passeios tao grandes, fomos dormir...

DIA 14

Acordamos e fomos almocar a uma pizzaria-internet-cafe junto ao hostel, muito baratinha... Depois, apanhamos o electrico para ir fazer um sight-seeing tour de autocarro. Decidimos faze-lo, porque iamos estar pouco tempo numa cidade com tanto para ver..

O electrico a meio da viagem decidiu voltar para tras.. Tivemos que dar uma corrida para conseguir apanhar o autocarro do tour. Na rua de onde estes saiam, estavam a decorrer umas filmagens de um filme de Spielberg (claro que, feitos mirones, fomos la espreitar!).

O tour foi altamente: demos grande volta por Peste e depois Buda, vendo todos os pontos fulcrais de ambas metades da cidade. Curtimos largo Budapeste. Ficamos fas.

Ah noite conhecemos 2 grupos de portugueses casticos, e ficamos ate tarde a conversa..

DIA 15

Acordamos mais uma vez cedinho para deixar o hostel (as 9h, nao ha direito). Depois, para nos vingarmos de tantas caminhadas, noites mal dormidas, e alvoradas em demasia, fomos a banhos! Seguimos para o Hotel Gellert, um dos mais famosos de Budapeste, e ficamos la ate meio da tarde! Foi fabuloso ficar de molho todas aquelas horas, o pior foi sair: ficamos moles como manteiga ao sol...

interior das piscinas do hotel gellert

Pegar nas mochilas e seguir para a estacao naquele estado, foi um desastre: os musculos estavam inertes, o corpo queria dormir.

La conseguimos apanhar o comboio que nos iria levar durante toda a noite para a Bosnia: nao sabiamos bem o que esperar...