segunda-feira, agosto 29, 2005

BOSNIA - dias 15 e 16

DIA 15
SARAJEVO

A viagem comecou ontem ao fim da tarde, mas durou toda a noite ate hoje as 6h da manha. No comboio viemos a conversa com dois canadianos casticos, um dos quais veio o caminho quase todo a dormir. Eles riram-se com as nossas perguntas "sarajevo eh seguro? esta tudo destruido? pode-se andar nas ruas?" - quando chegamos percebemos porque eh que eles se riram: Sarajevo eh uma cidade espectacular, moderna, cheia de cafes e barzinhos com muita gente, muitas lojinhas no centro da cidade... As marcas da guerra notam-se num ou noutro edificio destruido e nas "rosas de Sarajevo"- marcas de explosao de granadas.

Mas voltando ah viagem. Durante a noite foi um massacre: como atravessamos a croacia e austria para entrar na bosnia, de 30 em 30 min apareciam policias para controlar os passaportes. Portanto era acabar de adormecer, e acordar outra vez, mas correu bem.

Ah chegada a Sarajevo, fomos abordados por uma mulherzinha de aspecto duvidoso, que nos oferecia quarto no centro da cidade. Ela fingia saber falar ingles, porque na verdade so sabia dizer "it's ok, no problem". Tentaram-nos enfiar num taxi ja com 4 pessoas e mochilonas. Nos diziamos "we dont fit inside" e ela "its ok, no problem". Foi uma risota.

Ja no centro, acabamos por ficar num quarto privado, de uma sra simpatica. E claro que nao era um quarto, mas sim a sala da casa (tinha um grande sofa cama) mas ficamos bem instalados.

Todos partidinhos, fomos dormir.

Acordamos por volta das 3 da tarde, para conhecer a cidade. Desde logo notamos que a localizacao da cidade eh espectacular: encontra-se num vale, rodeada de montanhas.. ao longe veem-se os cemiterios com as pessoas que morreram na guerra. Desde logo nos avisaram para nao ir para as montanhas, porque ainda ha minas que nao foram desactivadas. Nos obedecemos :)

Demos um passeio pela cidade, e almocamos num jardim na margem esquerda do rio. Parecia o filme "passaros" de Hitchcock - fomos atacados por pombas e pardais, que sem pudor nenhum se chegavam a nos, a pedir migalhas. Foi nojento, mas de rir.

Infelizmente comecou a chover, por isso tivemos de passear com os nossos impermeaveis ate aos pes. Pareciamos duas sacas plasticas ambulantes :)

A cidade tem varios edificios de religioes diferentes, e sente-se que eles convivem com toda a naturalidade e sem problemas. Desde catolicos a muculmanos e judeus. A cidade vive da mistura dessas culturas diferentes. Fomos a um cafe experimentar um cafe sarajevsko, tipico, mas era muito esquisito para as nossas papilas gustativas, desabituadas de paladares tao intensos.

Continuamos a passear pela cidade. A claudia ficou doida com as ourivesarias e lojas de pechisbeques :)

Ah noite jantamos ah grande, um fabuloso bife na pedra, bem baratinho!

Gostamos muito de Sarajevo. Foi uma supresa descobrir que uma cidade que esteve tanto tempo cercada e foi destruida ah 10 anos atras, hoje vive tao alegre e descomplexada. Penso que se fosse no nosso pais, ainda hoje estavamos a chorar e a pedir subsidios... viva o fado.

Depois de jantar, fomos beber um copo a um bar cheio de onda, onde estava totil pessoal.

Foi surpreendente conhecer esta cidade que foi muito massacrada, e passados 10 anos aparece assim, fresca e jovial.

DIA 16
MOSTAR

Acordamos ainda era noite, para apanhar o comboio das 6h20 para Mostar, uma cidade pequena no meio da Herzegovina que foi palco de algumas das mais violentas batalhas.

Chegamos a estacao, e a mulher do "no problem, its ok" indicou-nos que nao havia comboio, mas era de camioneta ate Konijc, e ai sim, apanhariamos o comboio. La fomos, meio a dormir, com as mochilonas as costas.

Em Konijc conhecemos o Alvaro e a Carla, dois portugueses muito casticos que nos acompanharam na linda viagem para Mostar. Iamos os 4 fascinados com a paisagem: o comboio segue por uma linha junto ao rio, e eh ladeado por montanhas graniticas... Muito bonito mesmo. Com tanta beleza, distraimo-nos, e tivemos que sair a correr do comboio. Eles seguiam para Croacia.

paisagem da bosnia

Agora fica um conselho: sempre que conhecerem alguem nos comboios, troquem os numeros de telefone. Eh que o Ze deixou a mochila no comboio, e felizmente tinhamos trocado numeros. Rapidamente a Claudia telefonou, e combinamos encontrar-nos em Dubrovnik, onde eles entregariam a mochila. Foi uma sorte dos diabos.

Adoramos Mostar, apesar da destruicao muito mais aparente do que em Sarajevo. De facto, nos arredores da cidade antiga (ja completamente reconstruida), 2 em cada 5 edificios estao completamente destruidos. Aqui sim, pudemos testemunhar as marcas da guerra... impressionante.

liceu de mostar

A cidade antiga eh lindissima, as ruas todas em marmore ja polido pelo tempo... tao polido que quando chove, eh ver quem mais cai.

Durante o dia passeamos muito, subimos ao minarete de uma mesquita, com uma vista previligiada sobre a cidade antiga, vimos os tipos que saltam da ponte para o rio, a Claudia delirou com as lojinhas e comprou muitas pulseiras, apanhamos chuva... enfim foi um dia completo e divertido...