DIA 8
WROCLAW
Logo de manhazinha, de Berlim seguimos para Wroclaw - uma pequena cidade muito castica na Polonia. Ficamos num quarto inacreditavelmente mau, no hostel Dizzy Daisy - podre! Estes tipos europeus ainda nao acreditam no milagre das persianas... o sol batia certinho as 6 da manha, e depois comecava a chover..
Demos grandes passeios pela cidade. Foi uma surpresa constatar que a Polonia nao ficou tao atrasada como nos pensavamos, apesar de as pessoas nao serem aquilo que esperavamos - poucos falam ingles.. o que lhes vale sao as mulheres, umas gatas!
Durante a tarde passamos por uma rua, que vinha no "Let's Go" como sendo uma "rua em paralelipipedo que os alemães, durante a 2ª guerra, acharam tão bonita que queriam levá-la para a Alemanha". Ok, a rua até era bonita, mas se esses alemães tivessem visto a calçada portuguesa, tinham caído pro lado!!
A cidade faz um bocado lembrar o Porto: casinhas pequenas e toneladas de igrejas!
É de rir ver as pessoas no semáforo: quando está vermelho para peões, nem se mexem, mesmo que não se avistem carros a kilómetros!!
É uma cidade pequena mas muito bonita, com óptimo ambiente, muito tranquila. Foi uma boa experiência na Polónia, apesar de muito fugaz...
So ficamos uma noite, e no dia seguinte, mudamo-nos para Cracovia
FOTO: restaurante onde jantamos em Wroclaw, ah grande!
DIA 9
KRAKOW
A chegada a cracovia foi atribulada. Apesar de ja termos quarto marcado no Trzi Kafki, tivemos de descobrir onde ele era.. andamos muito tempo com a 65L e a invicta as costas, o que foi muito doloroso.
O quarto tambem era pessimo, mas a cidade fabulosa! Passeamos muito, o Ze comeu uma coisa esquesita com carne, cebola e couve - ao que a Claudia olhou com algum nojo e desprezo... Os beijos nesse dia tornaram-se impossiveis.
Continuamos o nosso passeio pela cidade, ao mesmo tempo que procuravamos novo quarto para o dia seguinte.. A cidade eh realmente muito bonita, e muito bem arranjada. Tem altos cafezinhos e barzinhos, como qualquer capital cosmopolita europeia- isso foi uma surpresa agradavel. Outra surpresa foi a quantidade de turistas na cidade - estava a abarrotar.
Apanhamos muita chuva, mas mais uma vez jantamos bem, num pub irlandes.
Queriamos ir sair, mas estavamos tao cansados que desistimos...
Fomos dormir, naquele quarto depressivo...
DIA 10
Troca de quarto logo cedo, para um mini-studio com kitchenete e tudo!
Seguimos para Auschwitz numa camioneta cheia de mais.. pessoas de pe, durante mais de 2 horas.. sentimo-nos bem por termos comprado bilhete com antecedencia!
Auschwitz e Birkenau provocaram um misto contraditorio de sentimentos:
- por um lado terror, por imaginar o que aquelas pessoas passaram
- por outro, incompreensao: o que levou os nazis a tanto odio, ao ponto de criarem fabricas de matar pessoas
- por outro ainda, como se torna um santuario da morte e do terror, numa atraccao turistica com visitantes que se acotovelam, familias que vao em conjunto (criancas e tudo).. grupos grandes de mais, que dissolvem parte de todas as emocoes que era suposto sentirmos...
Foi uma experiencia. Nao sei classifica-la em positiva ou negativa...
sábado, agosto 20, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário