domingo, junho 03, 2007

30 de Junho

Como somos muito poupadinhos só hoje é que começamos a odisseia dos museus mais emblemáticos de Madrid, pois hoje o museu rainha sofia é gratuito a partir das 14h, mas antes disso fomos almoçar para ganhar forças para uma grande tarde de arte

Como era entrada gratuita a fila para entrar ainda era grandita...

vimos muitas obras de referência na colecção permanente do museu, entre Dali, Gris, Miró e Picasso, quatro nomes que explicam bem as tendências e trajectórias da vanguarda espanhola.

É óbvio que no meio de 500 e tal obras de Picasso ele não nos poderia ser indiferente, principalmente o quadro Guernica no seu estilo inconfundível cubista. Quem visita o museu percebe que esta obra não só é fantastica pelo seu todo mas também por todo o processo de desenvolvimento entre esquissos e estudos pré obra final


Guernica foi um painel pintado em 1937 na altura da Exposição Internacional de Paris. Mede 3,50 de altura por 7, 82 de comprimento. Esta tela representa o bombardeiro sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões alemães. A pintura foi feita sem uso de cores, em preto e branco, algo que demostrava o sentimento de repúdio do artista face aos acontecimentos. Picasso retratou pessoas, animais e edifícios destruídos pelo intenso bombardeio da força aérea nazista.

o zé estava maravilhado com esta obra, mas no meio de tantas obras houve uma que me chamou atenção por a ter desenhado uma quantidade de vezes nas minhas aulas de desenho na faculdade. Uma escultura de uma cabeça de Picasso. Pensei várias vezes, tantas dores de cabeça que me deste!

Fica aqui o meu desenho dessa cabeça já que não encontro a imagem da escultura



Depois de termos passado por tantas obras fomos para os jardins do museu descansar.
Ainda fomos ver a parte nova do museu, obra do arquitecto Jean Nouvel


Nesta parte nova ainda havia uma exposição de Corbusier e uma instalações pós modernistas que eram uma risota. Gosto de exposições onde se possa interagir com as obras.

tipo estas...



Quando saimos do museu deparamo-nos com a parada gay
o que é isto???!!!!
nunca tinha visto tanto gay junto

animação não faltava, excêntricos, normais, aves raras, havia de tudo!!

as ruas estavam lotadas...


Como sempre eu e o zé depois de tantas poupanças nos pequenos almoços e almoços fazemos sempre um jantar melhor, esta vez fomos a um restaurante óptimo de comida italiana Anema e Core



depois de uma jantarada e tanto resolvemos ir dar uma volta, apesar do cansaço... sem querer fomos parar ao bairro gay, socorro!! eles hoje andavam irados. Descobri que uma bicha bêbada vira um homem bruto! lol
Lá conseguimos sair de lá após muito custo (eles ou elas estavam por todo o lado) e fomos até uma esplanada tranquila longe daquela confusão.
1 de julho

Hoje o dia foi reservado para o museu do Prado, pois hoje era o dia que nãos e pagava. Óbvio que estava uma feira, mas gente pobre é assim :D




Entre quadros de Goya, Diego Velasquez, Paul Rubens e muitos mais, foi uma tarde muito bem passada (e cansativa) dedicada principalmente à pintura.


À noite o zé lá me convenceu ir jantar ao sushi fomos a um restaurante muito giro Pink Sushiman .É um conceito diferente de restaurante, pois a comida passa em tapetes rolantes em que o prato tem uma cor referente a um preço, é mesmo engraçado. Há sempre um japonês a fazer o sushi à nossa frente.

tapete rolante

o laboratório


a experiência

com tudo isto, posso dizer que não fiquei fã, mas foi sem dúvida muito melhor que a 1ª vez. Acho que há alguns que consigo comer, mas há outros (perdoem-me os fãs desta japonezice)que parece comida estragada. O zé estava doido, experimentava tudo o que aparecia. Pelo menos agora fica satisfeito por uns tempos e não me chateia todos os fins de semana para ir ao sushi.

E pronto a nossa estadia por madrid está quase a acabar. Amanhã apanhamos o avião para o porto logo de manhã. Foi bom conhecer mais uma cidade. Agora venha a próxima!

2 de Julho

Acordamos cedíssimo para ir apanhar o avião. Fizemos o check in e ficamos à espera pela chamada... esperamos, continuamos a esperar e esperamos mais um bocado... até que disseram q o nosso voo estava atrasado. Nada a fazer a não ser esperar. As bichas andavam tolas... muitos voos foram cancelado e o nosso continuava atrasado. Esperamos 7 horas!!! isto tudo por causa dos atentados em Londres

Temos de ver pelo lado positivo, ao menos não foi cancelado como muitos outros

E quando a espera é muito dá para isto


lá se passaram as 7 horas e chegamos ao porto ao fim da tarde algo previsto para bem mais cedo